No Brasil, muitos filmes chegam com atraso em relação ao seu
lançamento nos EUA, ou no resto do mundo. Às vezes tais atrasos ultrapassam um
ano inteiro, o que faz os fãs acharem que seus filmes adorados correm o risco
de ir parar direto nas videolocadoras (agora sistema de home vídeo). O que
muitas vezes ocorre, como é o caso do interminável adiamento do terror Silent
Hill: Revelação 3D. Pensando nisso, a lista dos piores de 2013 até o
momento começa com filmes que só chegaram ao Brasil agora, mas que já haviam
sido lançados em outros lugares no ano passado.
Resquícios de 2012:
Cinco Anos de Noivado – Reunião da dupla Jason
Segel e Nicholas Stoller, do sucesso Ressaca de
Amor. Ao contrário do filme citado, essa é uma comédia romântica formulaica
e genérica, que a todo o momento ficamos esperando decolar, coisa que nunca
acontece. A talentosa Emily Blunt é tragada por esse longo
romance medíocre lançado direto para vídeo. Paz, Amor e Muito Mais –
Lançado recentemente nos cinemas, o filme tem a veterana Jane Fonda como
uma hipponga. Essa é uma Sessão da Tarde pouco inspirada e inofensiva, no mal
sentido. Fechando os romances e comédias ordinárias e mornas, Amor é Tudo
o que Você Precisa tem simplesmente o pedigree da vencedora do
Oscar, Susanne Bier, de filmes como Depois do Casamento e Em
Um Mundo Melhor. Sem contar ninguém acredita que esses três filmes foram
dirigidos pela mesma pessoa.
Em matéria de filmes de ação ineficazes temos Amanhecer
Violento – Refilmagem de uma obra Cult da década de 1980, sem o mesmo
apelo. A obra teve vários problemas e seguiu atrasada por um ano. Tais
problemas podem ser vistos nas telas. A Fuga é um dos filmes
de ação mais ordinários do ano. Protagonizado por Eric Bana e Olivia
Wilde, é algo tão dispensável que uma hora após a exibição você já terá
esquecido totalmente do filme. E para fechar os filmes de ação esquecíveis, o
rei não poderia ficar de fora. Sim, ele, Nicolas Cage, aprontou
mais uma das suas como o genérico O Resgate. Um filme tão “bom”,
que até a Globo pensará duas vezes antes de exibi-lo na Sessão da Tarde.
Fechando os resquícios de 2012, para começar a lista dos 10
piores do ano até aqui, não poderia deixar de fora duas produções. A primeira
é O Dobro ou Nada, filme pouco inspirado sobre apostadores de Las
Vegas, comandado pelo outrora eficiente Stephen Frears. Rebecca
Hall se salva como a melhor coisa aqui. E para finalizar, uma escolha
que deixará muita gente enraivecida. A Viagem foi simplesmente
o filme mais pretensioso de 2012, 2013 e talvez qualquer outro ano recente. Os
irmãos Wachowski erram feio na mão com essa produção recheada
de seis histórias desinteressantes, péssima maquiagem, e muita filosofia de
boteco. “Estamos todos conectados”. Se depender desse filme, nos desconecte,
por favor.
Os Piores Filmes da Primeira Metade de 2013:
#10 – Para Maiores
Tá certo que ninguém dava nada por esse filme, que já chegou
com uma baita reputação negativa. Pior, além de passar despercebido por onde
foi exibido, os atores (parte de um verdadeiro elenco estelar que inclui Richard
Gere, Kate Winslet, Naomi Watts, Halle
Berry, Hugh Jackman, Emma Stone, entre outros) se
negaram a dar entrevistas para divulgar a obra. O que trouxe mais má fama ainda
para o filme. Para Maiores se tornou um desses projetos
malditos de Hollywood, que quase ninguém viu, e alguns (principalmente os
envolvidos) querem esquecer. Em sua defesa, apesar da ideia ser tão incorreta
que estava fadada ao fracasso, alguns trechos não são de todo ruim, e lembram
momentos inspirados do programa SNL. Com todo o jeito de se tornar um prazer
culposo de muitos, é recomendado assistir Para Maiores com
amigos durante uma reunião de bebedeira.
#09 – Meu Namorado é um Zumbi
Se o problema de Para Maiores é passar dos
limites por ser muito incorreto, esse romance peca justamente pelo oposto, é um
filme de zumbis muito corretinho e comportado. Não sei de quem foi a brilhante
ideia, mas aparentemente o livro no qual é baseado é dito ser interessante. Talvez
tentando pegar o filão deixado por Crepúsculo, os produtores da
obra decidiram que seria uma boa ideia focar mais no romance se desviando do
verdadeiro significado do material original, afinal os zumbis não são criaturas
tão apaixonantes? O filme até possui algumas ideias originais e interessantes,
como a desmistificação das criaturas como seres irracionais, e sua capacidade
de retroceder à forma humana. O protagonista Nicholas Hoult se sai bem como o
zumbi principal. Mas qualquer boa ideia é descartada em nome do “amor”. É
simplesmente bobinho e formulaico demais.
#08 – Caça aos Gângsteres
Esse é outro que conta muito pela decepção. Um elenco
estelar, com nomes como Ryan Gosling, Sean Penn, Josh
Brolin e Emma Stone; um tema empolgante que prometia fazer
dele o “Os Intocáveis” passado em Los Angeles; e um talentoso cineasta
no comando da obra (Ruben Fleischer, de Zumbilândia). O
problema com o filme pode ser resumido em dois fatores. O primeiro: a obra não
possui a seriedade do filme citado de Brian De Palma, e ao mesmo
tempo não mergulha totalmente na caricatura e diversão de algo como Dick
Tracy. Nessa indecisão, Caça aos Gângsteres fica bem no
meio, em cima do muro, como se tivesse medo de cambar totalmente para um lado,
e se assumir de alguma forma. Assim, o resultado não fica nem lá, nem cá, e o
filme falha em personalidade. E o segundo: se torna apenas estilo sobre substância.
Ou seja, um grande visual e boas atuações, mas personagens mal desenhados e
rasos, e uma trama que vai do nada a lugar algum.
#07 – Alvo Duplo
Aqui entramos um pouco no terreno de “chutar cachorro
morto”. Brincadeiras a parte, o astro Sylvester Stallone quase
viu sua carreira ir parar nos lançamentos direto para vídeo, como Jean
Claude Van Damme e Steven Seagal. Antes de cair
totalmente, Sly deu seu último golpe, e voltou para um novo
round, com as sequências de Rambo e Rocky,
escritas, dirigidas e estreladas novamente por ele. Os filmes foram sucesso de
crítica e público. Depois vieram os dois Os Mercenários, pura
nostalgia e curtição para as crias da década de 1980. Ótimo entretenimento. E
agora, qual o próximo passo. Ninguém consegue ficar no topo o tempo todo, ainda
mais alguém que nem se recuperou por completo. Alvo Duplo foi
a última investida do dinossauro, e ao lado de outro veterano (o diretor Walter
Hill), Stallone volta aos anos 1980 numa produção sem
divertimento algum, e com um clima “pesado”. Sem problemas, um suspense
policial cairia bem para o ator agora. O problema: o tom do filme não é
decidido. Esse aparentemente seria um thriller policial, e é ao mesmo tempo um
“buddie cop movie”, filme de parceiros policiais. Piadinhas a torto e a direito
providas por Sly, e química zero entre ele e seu “parceiro” Sung
Kang. O título é genérico tanto no original quanto a tradução, e finalmente
(finalmente) Stallone pode estar muito velho para isso, já que
se aproxima dos 70 anos.
#06 – O Massacre da Serra Elétrica 3D
Agora sim é chutar cachorro morto. A série O
Massacre da Serra Elétrica já tentou de todos os jeitos, o que nos faz
pensar: Será que não é hora dos produtores gananciosos aposentarem a serra de
Leatherface. Afinal, os fãs sempre terão o filme original de 1974, suas
continuações, e a refilmagem e sua continuação. Será que não chega de ver
sempre a mesma coisa. O maníaco, se fosse real, já estaria ele mesmo pedindo
arrego. Depois de atrizes como Jessica Biel e Jordana
Brewster, agora é a vez da bela Alexandra Daddario (Percy
Jackson) correr do psicopata que usa máscara feita de pele humana. O
problema é que dessa vez ele encontra-se no porão da casa herdada por ela. Além
de tudo de ruim que existe nesse filme de terror padronizado, os produtores
ainda brincam com a inteligência de seu público, ou os mesmos é quem são
desprovidos de tais qualidades, já que nesse filme ocorre um dos lapsos
temporais mais grosseiros do cinema recente, em sua cronologia. A protagonista,
segundo a lógica da história deveria estar com 40 anos de idade, e não
como Daddario, uma jovem de 25 anos.
#05 – Homem de Ferro 3
Expectativa e decepção. São palavras que definem o terceiro
filme do herói mais proeminente da Marvel, justamente graças ao
protagonista Robert Downey Jr.. Depois dos dois primeiros Homem
de Ferro e Os Vingadores, era natural que a expectativa em
relação ao terceiro colidisse com as estrelas. O que me chamava mais a atenção,
no entanto, eram as possibilidades de ter gente talentosa do nível de Ben
Kingsley, Guy Pearce e Rebecca Hall, no
elenco. Nem é preciso dizer que esse navio zarpou. Deixando de lado se o
Mandarim foi bem retratado ou não no filme em sua reviravolta, os principais
pontos negativos de Homem de Ferro 3 são personagens mal
utilizados, vilões fracos e cuspidores de fogo, e trechos que não somam nada,
como todo o segmento envolvendo o menino. Por que sempre precisa existir um
menino? Some a isso um final confuso, que torna impossível dar sequência as
histórias do personagem, e cenas de ação genéricas e pouco identificáveis. O
que aparenta é que Tony Stark dessa vez foi suprimido de sua alma.
#04 – Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer
Você lembra do bom e velho policial John McClane, que salvou
um prédio em Los Angeles, um aeroporto em Washington, e a cidade de Nova York?
Pois esqueçam. Ele está morto e enterrado. É melhor pensarmos assim, se
quisermos perdoar um pouco esse quinto e genérico episódio da franquia. Se
muitos reclamaram que no quarto filme: Duro de Matar 4.0, o
personagem deixava de lado tudo o que fazia dele especial, para aderir a uma
censura que não o permitia xingar, e se transformar basicamente num super-herói
do nível do Homem-Aranha, saltando da asa de um jato em movimento,
tudo é amplificado nesse quinto episódio. Passado pela primeira vez fora dos
EUA, na Rússia, a trama capenga traz McClane para se confrontar com o filho,
quem ele acha que está preso por vandalismo. E surpresa, seu filho é na verdade
um agente da CIA em missão ultra-secreta. Porém, a trama aqui é tão confusa,
chata e desinteressante que seria rejeitada pela era de Timothy Dalton de 007.
#03 – Depois da Terra
Talvez não exista produção cinematográfica mais cara de pau
do que Depois da Terra. Reclamamos quando um político coloca o
filho ou um parente num cargo. Ou quando o dono de uma grande empresa deixa os
negócios para sua cria. Aqui é exatamente isso o que ocorre, quando o
astro Will Smith nos empurra Jaden Smith, seu
filho, goela abaixo – primeiro em Karate Kid e depois aqui. O
jovem ainda não está pronto como ator para segurar algo desse porte,
simplesmente. Além disso, Depois da Terra é pouco inspirado
por conta própria, e tem um dos roteiros mais simplórios, para uma ficção
científica, jamais visto. Partido de uma ideia de Will Smith, M.
Night Shyamalan conduz essa obra sobre pai e filho tentando conciliar
suas diferenças a fim de sobreviverem a um terrível acidente num planeta
inóspito, hostil e assustador, conhecido como Terra. Mas o que vemos durante
duas horas de projeção é Jaden Smith fugir de Super-aves,
Super-tigres, e é claro, do grande monstro malvado conhecido como Ursa. Não
existe suspense, não é interessante, e a emoção parece ter sido esquecida do
lado de fora.
#02 – Todo Mundo em Pânico 5
Você gosta de piadas de flatulência? Panelas, muitas
panelas, caindo na cabeça? Mulheres obesas de biquíni? Pessoas na privada
pulando sobre outras? Objetos batendo na virilha? Pessoas claramente mirando a
cabeça de um bebê (um boneco, obviamente) na porta e fingindo ser espontâneo? E
todo tipo de piadinha infame daquelas que fazem os netos sentirem vergonha do
avô por contarem algo de sua época? Se você gosta de tudo isso, e adora o
programa Zorra Total, então essa produção é para você. Se a resposta para todas
as perguntas acima for não, fuja, e corra, não ande.
#01 – Se Beber, Não Case – Parte III
Fonte: Cine Pop