Entenda como funciona uma das
principais vertentes do marketing digital e
como obter os melhores resultados. O marketing é uma
área que se renova com o passar do tempo, já que precisa aliar os interesses do
público com a tecnologia que está disponível para proporcionar resultados
palpáveis, e uma das vertentes de maior sucesso na atualidade é o marketing de conteúdo.
Embora já exista há mais tempo do que
você pode imaginar, o conceito ganhou força nos últimos anos, o que resultou na
criação de ferramentas essenciais para os profissionais que trabalham na área.
Vamos aprender o que significa este
termo, qual foi sua origem, quão importante ele é nos dias de hoje e quais recursos não podem
faltar para quem deseja ter resultados relevantes e satisfatórios na área.
O que é marketing de conteúdo?
É uma vertente do marketing que consiste na criação e distribuição de
conteúdos valiosos, relevantes e consistentes, que sejam capazes de atrair e
manter a atenção de uma audiência bem definida, de modo a conquistar novos
clientes e manter os atuais de uma maneira sutil, mas altamente eficiente.
Ao invés de simplesmente oferecer
produtos ou serviços, sua empresa pode trazer conteúdos relevantes e de
qualidade para os prospects e clientes, capazes de ajudá-los a resolver seus
problemas e, com isso, gerar valor agregado.
Entre os principais objetivos dessa
vertente encontram-se o aumento no número de
vendas, a redução de custos e a obtenção de melhores clientes, que são leais à
marca e podem começar a defendê-la, em um processo potencialmente escalável.
Com o marketing de conteúdo, os potenciais clientes percebem que a empresa não
simplesmente oferece o que tem comercialmente, mas sim disponibiliza conteúdos
de boa qualidade, que mostram que ela realmente entende de seu setor e, por
isso, possui produtos e serviços que são dignos de confiança.
Qual é a sua origem?
Embora seja uma área que tenha
ganhado força com o marketing digital, conceito que é
relativamente recente, o marketing de conteúdo é bem antigo.
Muitas pessoas consideram que seu
início tenha ocorrido no ano de 1895, com
a revista The Furrow, lançada pela John Deere, empresa de máquinas e
equipamentos industriais, a qual ainda existe até hoje, sendo distribuída em 40
países, mais de 10 idiomas e com milhões de unidades em circulação.
Porém, Benjamin Franklin, um personagem
tão importante para a história, começou a publicar o “Poor Richard’s Almanack”
para promover seu negócio de impressão, no ano de 1732. Em
1861, Samuel Wagner lançou o “American Bee Journal”, revista sobre abelhas que
também é publicada até hoje.
Logo, mesmo que o termo ainda não
existisse, o conceito estava presente desde a primeira metade do século XVIII,
o que também comprova sua eficiência.
Estatísticas sobre marketing de conteúdo
Além de sua relevância histórica,
algumas estatísticas rápidas, seguidas de suas respectivas fontes, ajudam a
entender quão importante é esse tipo de estratégia para qualquer empresa ou
negócio nos dias de hoje:
· 88% das empresas
B2B afirmam usar o marketing de conteúdo em suas estratégias (B2B Content Marketing 2016 Benchmarks, Budgets and Trends - North
America).
· 70% dos
profissionais de content marketing B2B
disseram que seus esforços em 2018 trouxeram melhores resultados que nos anos
anteriores (B2B Content Marketing 2019
Benchmarks, Budgets and Trends - North America).
· 80% de todo o
tráfego mundial da internet deve ser de vídeo até o final de 2019 (Cisco).
· 61% dos
profissionais de marketing de conteúdo aumentaram seu uso de mídias sociais para a
promoção de conteúdos (B2B Content Marketing 2019
Benchmarks, Budgets and Trends - North America).
A criação de conteúdo para blogs é considerada como a principal
prioridade para 53% dos profissionais de marketing (State of
Inbound 2017).
Ferramentas indispensáveis para
o marketing de conteúdo
Hoje em dia, com tanta tecnologia
disponível, ótimas ferramentas foram desenvolvidas em prol dos profissionais
que atuam na área e que também podem ser usadas por você, como as seguintes,
com suas respectivas funções:
· SEMrush: possibilita a
descoberta de palavras-chave usadas pela concorrência, compreensão das que
levam mais tráfego para o seu site, mostra quantos backlinks o site possui e
traz outros insights sobre tráfego orgânico e pago.
· Moz: ferramenta de SEO
que possui pesquisa de palavras-chave, estatísticas de link building, auditoria
de sites e insights para a otimização de páginas.
· Ahrefs: oferece
funcionalidades como análise de concorrência, pesquisas de backlinks, conteúdo e palavras-chave, rastreamento de
classificações e monitoramento web.
· MailChimp: plataforma
voltada principalmente ao e-mail marketing, que
possibilita a criação de e-mails e campanhas e o acompanhamento de seus
resultados.
· Canva: aplicativo que
permite criar e editar imagens com centenas de opções, como filtros, caixas de
texto, efeitos e muito mais.
· Trello: serviço de gestão
de projetos, onde é possível criar calendários editoriais, gerenciar suas
tarefas, adicionar pessoas à equipe e adicionar lembretes, entre outros recursos para maximizar sua produtividade e
organização.
Crie conteúdos de alto valor para sua
audiência
Se você deseja ter sucesso com sua
empresa, é indispensável investir no marketing de conteúdo, principalmente
em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e pesquisam
praticamente tudo, desde um bom restaurante até a melhor empresa em determinado
segmento (que pode ser justamente o seu).
Pode parecer estranho oferecer
conteúdos relevantes de graça, mas isso só ocorre em um primeiro momento. Com o
passar do tempo, a audiência perceberá que aquela empresa realmente entende do
assunto que aborda, o que consequentemente a coloca em um lugar de
destaque no mercado.
Tanto os maiores players quanto
startups e empresas de pequeno porte estão investindo pesado no marketing de conteúdo, o que é perfeitamente compreensível. Afinal de
contas, se você faz uma pesquisa no Google e recebe
uma resposta que resolva seu problema, aquela empresa merece alguns pontos por
isso.
Agora que você já aprendeu sobre o
assunto, desde suas origens históricas até o impacto que possui no mercado atual, aproveite a oportunidade e invista
na área, seja através das ferramentas citadas, da realização de cursos online. Assim, você sentirá na pele o grande
poder do marketing de conteúdo.
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