O processo de desenvolvimento de software vai desde a escolha de profissionais qualificados e até as estratégias corretas para obter um melhor resultado. Por conta disso, quando uma empresa decide criar uma solução, inúmeros fatores devem ser levados em consideração, o principal deles é, sem sombra de dúvidas, alinhar a metodologia de abordagem do seu software às necessidades e expectativas do mercado.
Neste post você vai descobrir o que é preciso para que sua
aplicação seja bem-sucedida e quais são as principais tendências para o
desenvolvimento de softwares.
Se adaptando ao Mercado de Desenvolvimento de
Softwares
O desenvolvimento de softwares passou por inúmeras mudanças
ao longo dos anos. Mudanças nas tecnologias e dispositivos móveis também
influenciaram a maneira como as empresas se relacionam com seus usuários.
Pensando nisso, as empresas devem estar preparadas para a flexibilização de
suas rotinas e buscarem sempre manterem-se competitivas. Para isso, novas
tendências de TI tem o que é necessário para auxiliar a jornada destas
empresas.
Existem algumas abordagens que podem ser utilizadas para o
desenvolvimento de um software de sucesso. Fatores que diminuam erros,
retrabalhos, e até mesmo minimizam o investimento, podem garantir que a
aplicação seja muito bem recebida no seu mercado de atuação, veja alguns
exemplos:
- Análise
de mercado, sempre visando acompanhar a concorrência e o surgimento de
novas tendências;
- Elaborar
um bom planejamento;
- Utilizar
indicadores.
Além disso, na hora de escolher uma fábrica de softwares
para a sua aplicação, você deve selecionar aquela que mais estiver alinhada com
seus objetivos e que saiba identificar o perfil do seu público-alvo.
A computação na nuvem, que permite que empresas que
desenvolvem softwares tornassem seus processos mais integrados e flexíveis,
metodologias como DevOps e ferramentas de análises de dados são alguns dos
exemplos de como o ambiente de T.I está cada vez mais inteligente, integrado e
seguro. Com o auxílio da tecnologia, empresas são capazes de atuar de maneira
mais estratégica em seus segmentos, dando mais enfoque em seus resultados e nas
expectativas do seu público-alvo, sem que nada disso comprometa a qualidade
final do software a ser desenvolvido.
Como uma fábrica de software pode te ajudar?
Como criar soluções para a sua empresa sem ter que alterar
a rotina do dia-a-dia do seu negócio? Esta, por exemplo, é uma das vantagens de
contratar uma fábrica de
software. Com metodologias ágeis, módulos e rotinas padronizadas, estas
fábricas oferecem soluções alinhadas com os clientes, antecipando a data de
entrega do projeto final e otimizando os resultados da aplicação.
Como fazer um software de sucesso?
O desenvolvimento de um software de sucesso é o desejo de
toda empresa que já percebeu que a tecnologia é o melhor caminho para se manter
competitiva no mercado e atender as expectativas dos usuários. Mas o que faz um
projeto ser bem sucedido? Quais são os fatores que podem contribuir para que
uma pessoa utilize sua plataforma? Veja a seguir:
Metodologia e Desenvolvimento
A etapa mais importante e que é muito pouco citada é a
metodologia utilizada pelos desenvolvedores de softwares. A escolha de uma
fábrica de softwares pode ser crucial no sucesso do seu projeto. Escolher entre
uma metodologia tradicional ao invés de uma metodologia ágil tem impacto direto
no funcionamento do software e como o seu processo de desenvolvimento será
guiado. Por conta disso, saiba como o seu sistema será utilizado pelo seu
público-alvo e quais são as necessidades dele para realizar a melhor escolha
possível.
Você sabia que metodologias tradicionais de desenvolvimento
possuem uma menor abertura para modificações? Por outro lado, metodologias
ágeis são abertas à mudanças, pois consideram que mudanças são necessárias e
que a equipe de desenvolvedores precisa estar preparada para elas.
Então se você está à procura de uma empresa para
desenvolver o seu software, opte por aquela que possuir a melhor rotina de
análise estratégica. A fim de poupar o seu tempo e otimizar a qualidade do seu
projeto.
Foco no desempenho
Outro ponto para se preocupar é o desempenho do software no
seu uso diário. Portanto, é imprescindível que a empresa contratada realize
testes ao final de cada etapa do desenvolvimento, para poder avaliar como a
aplicação se comporta em diferentes dispositivos e cenários.
Esta movimentação permite a identificação de erros que
podem prejudicar a experiência do usuário - que falaremos a seguir. As falhas
devem ser mapeadas e eliminadas rapidamente. Desta forma, reduzem-se os riscos
de que o software entregue ao seu público-alvo tenha problemas na performance.
Invista em Experiência do Usuário
Preocupar-se com a experiência do usuário, comumente
conhecida pela sigla UX, indica que seu projeto leva em consideração quem mais
importa, o seu consumidor. Se fatores como: linguagem,layout e performance
forem considerados pela sua empresa, o seu software refletirá em uma maior
satisfação dos seus clientes.
Mesmo que esta seja apenas uma das etapas, colocar o seu
consumidor no centro das atenções pode garantir que sua aplicação seja um
sucesso. O UX, quando alinhado às demais etapas de desenvolvimento do software
causam impactos significativos no faturamento do seu negócio.
Garanta a segurança dos usuários
Ninguém gosta de ter seus dados expostos por aí, não é
mesmo? Com os usuários de software isso não é diferente. Desde as etapas
iniciais do desenvolvimento, deixe claro para a equipe contratada que a
segurança do seu usuário está em primeiro lugar. É muito importante que sua
aplicação consiga armazenar os dados dos usuários de maneira confiável e livre
de acessos não autorizados.
Para resumir, contratar uma equipe de ponta que esteja
alinhada às suas expectativas e que conheça qual o caminho correto para realizar
um projeto é o que você precisa para atingir o tão sonhado sucesso.
Quais as principais tendências de
desenvolvimento de software?
Já sabemos que incorporar sistemas e aplicativos nas
operações de uma empresa já se tornou peça chave para alcançar maiores
resultados. Dentro do oceano vermelho, sinônimo de competitividade no mercado,
aprimorar performances internas e otimizar a experiência dos usuários do seu
negócio é fundamental para que o seu negócio tenha relevância e competitividade
dentro do seu mercado de atuação.
Desenvolver um projeto que leva em consideração as
inovações do universo da TI pode proporcionar benefícios como:
- Aumento
de produtividade;
- Satisfação
dos colaboradores e clientes;
- Redução
impactante nos custos a médio e longo prazo;
- Otimização
da organização do fluxo de trabalho;
Portanto, os gestores devem ficar atentos às principais
tendências do desenvolvimento de softwares, abaixo apresento três das que mais
fazem sucesso na atualidade:
Transparência e Rastreabilidade
Se por um lado, a tecnologia facilita a vida de
empresas e sua relação com seus consumidores, por outro, precisamos estar em
alerta quando se trata de manter a segurança e a confiança do público acerca
dos dados coletados. Uma tendência que vem crescendo ao longo dos anos no
desenvolvimento de softwares tem sido a transparência e a rastreabilidade dos
dados dos usuários. Com o surgimento de legislações próprias para a
regularização desta temática - assim como a Lei Geral de Proteção de Dados, ou
LGPD - é recomendável que desde já as empresas pautem suas decisões e ações
seguindo alguns elementos base como: integridade, transparência, segurança,
ética e responsabilidade.
Low-Code
Para resumir, low-code caracteriza as aplicações que
utilizam linhas de código simplificadas e otimizadas, para ampliar resultados,
processos e até mesmo a qualidade da experiência dos usuários, afinal, este
tipo de aplicação é sinônimo de eficácia. O código baixo é capaz de oferecer
agilidade e inovação.
Multiexperiência
Trata-se de substituir pessoas que dominam tecnologias por
tecnologias com um vasto conhecimento sobre as pessoas. O uso de máquinas que
aprendem a partir de interações com seres humanos já é uma realidade para
muitas empresas, e crescerá cada vez mais nos próximos anos.
Além de ser um dos mercados que mais faturam ao redor do
mundo, investir em tecnologia é também investir em satisfação, otimização de
tempo e resultados e acima de tudo, cravar sua marca na memória de seu público-alvo,
fidelizando cada vez mais clientes.
Escrito por Geovana de Paula, analista de
marketing da empresa Mestres da Web.